Um Tour Pela História do Antigo Ceilão

O “triângulo cultural” do Sri Lanka, antigo Ceilão (até 1972), é formado por lugares e vestígios da antiga civilização do país.

Meu roteiro incluiu: Anuradhapura, Sigiriya e Pollonaruwa – consideradas patrimônio mundial da UNESCO – com uma passagem por Mihintale.

Anuradhapura

Cidade sagrada, Anuradhapura foi a antiga capital do Ceilão, até o século X e foi abandonada em 993 devido a invasões.

Templo budista em Anuradhapura

Templo budista Ruwanwelisaya, Anuradhapura

Viajei de trem de Colombo à Anuradhapura, na *segunda classe (existe uma terceira, estilo sardinha em lata). Na primeira noite no hotel, tive a chance de ver um desfile do Poya Day (feriado budista) que passava bem na frente. Era uma espécie de “bonecos de Olinda”, elefantes enfeitados, grupos dançando coreografias com roupas tradicionais, percussão, malabares com fogo e alguns fogos de artifício. E, claro, várias imagens de Buda.

No dia seguinte, aluguei uma bicicleta e fui visitar as inúmeras **estupas e ruínas.

* 2ª classe: nada de especial, apenas a garantia de um lugar marcado, vários ventiladores no teto e portas do trem sempre abertas.

** monumento construído sobre os restos mortais (geralmente cremados) de uma pessoa importante dentro do budismo. Com o tempo, evoluiu para uma representação arquitetônica do cosmo.

Mihintale

Mihintale, Sri Lanka

O grande Buda de Mihintale

Lugar onde foi fundada a mais antiga estupa da ilha, Mihintale teria sido o ponto de encontro entre Devanampiya Tissa e os emissários de Ashoka, que teriam importado o budismo ao Sri Lanka.

Visitei o lugar, que fica perto de Anuradhapura, à caminho de Sigiriya. Dá para ver tudo em poucas horas.

Sigiriya

Sigiriya Lion Rock, Sri Lanka

Vista para a famosa Sigiriya Lion Rock

Segui para Sigiriya, onde fiquei em um hostel e encontrei três outros viajantes solo, que chegaram ao mesmo tempo que eu. Com dois deles continuaria até a costa leste, Anne-Sophie e Moritz, mas isso é história para outro post…

Rachamos um tuk-tuk com uma espanhola e fomos ver o pôr do sol da Pidurangala Rock, com vista para a famosa Sigiriya Lion Rock. Paisagem lindíssima e uma paz incrível!

Pollonaruwa

Cidade Antiga de Pollonaruwa, Sri Lanka

Ruínas da Cidade Antiga de Pollonaruwa

Bate-volta de Sigiriya à Pollonaruwa para visitar as ruínas da cidade antiga de bike, sob um sol escaldante de derreter o juízo…

Segunda capital do Sri Lanka após a destruição de Anuradhapura em 993, Pollonaruwa compreende, além dos monumentos bramânicos construídos pelos Cholas, os restos monumentais da cidade-jardim, criada no século XII por Parakramabahu, o Grande.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s