Ar Fresco nas Montanhas e Safári no Sri Lanka

Pelas montanhas de Ella e Haputale

Na região montanhosa do centro-sul do Sri Lanka, Ella e Haputale são dois vilarejos em meio a plantações de chá, muito verde e ar fresco.

Ella

Ella Rock, Sri Lanka

Ella Rock

No primeiro dia em Ella, a mais famosa e turística, fui à cachoeira Ravana e subi o Little Adam’s Peak para ver o pôr-do-sol, de um dia nublado.

No dia seguinte, fiz trilha para subir a Ella Rock com duas holandesas que conheci no dia anterior, em um restaurantezinho local. Fomos seguindo os trilhos do trem, como indicado, mas acabamos nos perdendo na hora de achar o caminho que nos levaria até o topo. Isso por não confiar nos sri-lankeses que tentaram nos avisar.

Tínhamos lido na Internet que alguns deles ensinavam o caminho errado para, em seguida, se oferecer como guia em troca de dinheiro… Mas não aconteceu nada disso. Muito pelo contrário, um outro agricultor nos mostrou o caminho e não aceitou a grana que oferecemos. A vista das montanhas valia o esforço!

Haputale

Plantações de chá em Haputale

Peguei o trem para Haputale, à 1h30 de Ella. Trem super lotado, com portas abertas, como é característico do país. Paisagem verdinha pelo caminho e passageiros sorridentes, a pesar do calor infernal e do amontoado de gente.

Decidi ir para esse lugar por recomendação de um holandês que conheci no topo do Little Adam’s Peak. E que recomendação maravilhosa! Haputale é ainda mais bela que Ella, mais calma, praticamente sem turistas.

Fiquei numa guesthouse simples, de uma família adorável e uma vista espetacular. Visitei uma fábrica de chá, o “Lipton’s seat” e caminhei pelas belíssimas plantações.

Safári em Udawalawa

Depois de Haputale, passei por Udawalawa para fazer o safari no parque nacional de lá, saindo às 5:30 da manhã até umas 10-10:30. Fui para cidade apenas pelo safári, pois não tinha mais nada fazer por lá.